Alpenprojekt

Os vídeos Alpenprojekt I e II registram a ação do recorte da silhueta das montanhas em diversas locações nos Alpes. As silhuetas recortadas remontam a uma tradição europeia de retratos do século XVIII. A série Alpenprojekt teve início com o trabalho Oblivion.

Os dois vídeos Alpenprojekt tratam de um intento deliberado de apreender a paisagem em uma linha simplificada e em dimensões reduzidas, num esforço de abarcar o que não é passível de ser controlado.

 

ALPENPROJEKT I
Vídeo
5:45 min.
2011


ALPENPROJEKT II
Vídeo
24:47 min.
2013

 

Alpenprojekt teve início com uma pesquisa relacionada à região do sul da Alemanha, estando inicialmente relacionada a suas paisagens. A representação da paisagem foi então percebida como sendo influenciada por uma memória histórica, onde fatos esquecidos ou intencionalmente perdidos marcam e formam a paisagem.

A série de trabalhos Trilogia das Montanhas está relacionada à questão da memória e da história, sendo dividida em três partes: Alpenprojekt, baseada na paisagem alpina; Beckton Alps, relacionado à uma montanha artificial construída em Londres; e a terceira parte está relacionada às montanhas artificiais construídas na Alemanha com ruínas do período do pós-guerra.

Cada parte da trilogia é composta de uma série de trabalhos. O projeto se desenvolveu a partir de paisagem onde a noção do Romantismo alemão é presente, se desenvolvendo em direção ao período da pós-industrialização na Inglaterra, e  por fim estando relacionado com a reconstrução da natureza a partir de uma alteração na topografia da Alemanha no período do pós-guerra.

Tags: