Beckton Alps
2018

A pesquisa sobre uma montanha artificial chamada Beckton Alps é o eixo central do vídeo, onde a narrativa se situa entre um relato pessoal e a narrativa que remontar a história da formação de uma montanha específica. A pesquisa teve início em 2012 durante uma residência no Gasworks (Londres), quando visitas ao local e buscas de registros e relatos sobre a montanha foram reunidos em um arquivo de referências, que veio mais tarde a ser a base do trabalho Beckton Alps.

Beckton Alps faz parte da série de trabalhos Trilogia de Montanhas, que está relacionada à questão da memória e da história, sendo dividida em três partes: Alpenprojekt, baseada na paisagem alpina; Beckton Alps, relacionado à uma montanha artificial construída em Londres; e a terceira parte está relacionada às montanhas artificiais construídas na Alemanha com ruínas do período do pós-guerra.

Cada parte da trilogia é composta de uma série de trabalhos. O projeto se desenvolveu a partir de paisagem onde a noção do Romantismo alemão é presente, se desenvolvendo em direção ao período da pós-industrialização na Inglaterra, e  por fim estando relacionado com a reconstrução da natureza a partir de uma alteração na topografia da Alemanha no período do pós-guerra. Em Trilogia de Montanhas a oposição entre o natural e o artificial é central, afirmando uma situação antes complementar do que de contrários.

Beckton Alps foi realizado com o apoio da Bolsa Iberê Camargo (2012) que propiciou a residência no Gasworks, em Londres, onde a pesquisa foi inicialmente desenvolvida.

 

Vídeo / 12:29 minutos / 2018

Still frames do vídeo Beckton Alps (2018)