Dez noites ao anoitecer (odisseia no céu)

Um céu estrelado é também um mapa do tempo: ele mostra o exato momento em que vivemos, sempre se transformando. Assim, podemos contar o tempo através do mapa das estrelas.

No vídeo, um céu estrelado é desenhado através de furos sobre uma superfície preta. É possível ver o processo de construção dessa simulação de céu estrelado: cada furo feito deixa aparecer a luz que está por trás, simulando a luz das estrelas. No total são dez vídeos que mostram dez mapas de céus diferentes, cada um correspondendo a um dia específico de cada ano.

 

UM DIA EM DEZ SEGUNDOS 
Vídeo instalação na Igreja de St. Egidien (Nuremberg, Alemanha)
180 minutos
Dimensões aproximadas: 2000 x 800 cm
2017

 

O primeiro mapa do céu corresponde a um dia há 10 anos atrás, seguido de céus dos anos seguintes até chegarmos ao céu da mesma noite em que acontece a projeção na Die Blaue Nacht Nuremberg (Alemanha) em maio de 2017.

Projetar imagens de um céu estrelado na abóbada da igreja de St. Egidien é ainda uma maneira simbólica de abrir o céu da igreja para o exterior (e uma referência ao período em que a igreja teve sua abóbada destruída durante a II Guerra). É também uma representação temporal da história, já que cada configuração das estrelas indica um momento específico no tempo.

www.blauenacht.nuernberg.de

 

 

Registro de vídeo instalação na igreja de St. Egidien, Nuremberg (Alemanha).

Tags: