Dez noites ao anoitecer (odisseia no céu)

2017


Um céu estrelado é também um mapa do tempo: ele mostra o exato momento em que vivemos, sempre se transformando. Assim, podemos contar o tempo através do mapa das estrelas.

Dez noites ao anoitecer (Odisseia no céu) é uma vídeo projeção que faz uma homenagem à mais famosa viagem na literatura: Odisseia, de Homero, que narra a viagem de retorno à casa de Odisseu que durou dez anos após a guerra de Tróia.

No vídeo, um céu estrelado é desenhado através de furos sobre uma superfície preta. É possível ver o processo de construção dessa simulação de céu estrelado: cada furo feito deixa aparecer a luz que está por trás, simulando a luz das estrelas. No total são dez vídeos que mostram dez mapas de céus diferentes, cada um correspondendo a um dia específico de cada ano.

 

Vídeo instalação na Igreja de St. Egidien (Nuremberg, Alemanha). 180 minutos. Dimensões aproximadas: 2000x800cm

O primeiro mapa do céu corresponde a um dia há 10 anos atrás, seguido de céus dos anos seguintes até chegarmos ao céu da mesma noite em que acontece a projeção na Die Blaue Nacht Nuremberg (Alemanha) em maio de 2017.

Projetar imagens de um céu estrelado na abóbada da igreja de St. Egidien é ainda uma maneira simbólica de abrir o céu da igreja para o exterior (e uma referência ao período em que a igreja teve sua abóbada destruída durante a II Guerra). É também uma representação temporal da história, já que cada configuração das estrelas indicam momentos específicos no tempo.

www.blauenacht.nuernberg.de

Registro de vídeo instalação na igreja de St. Egidien, Nuremberg (Alemanha).