Eclipses
2007-2016

em colaboração com Andrei Thomaz


Esta é a segunda versão de Eclipses. A primeira, desenvolvida em 2007, era baseada em Flash e utilizava API do Google Maps para Flash, já obsoleta. O trabalho foi refeito entre 2015 e 2016, agora utilizando a API do Google Maps para JavaScript.
Já foram realizadas três edições de Eclipses. Na primeira edição, nós listamos ruas da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil, pertencentes à área onde foram desenvolvidos os trabalhos do projeto Percursos, realizado em setembro de 2007.
Na segunda edição de Eclipses, nos baseamos no entorno da FUNARTE de São Paulo para elaborar a lista de ruas, por ocasião da exposição Lugares/Representações. Finalmente, em 2016, partimos das ruas do Recife antigo, onde está localizada a Torre Malakoff, que recebeu a exposição A cidade, as ruínas e depois.

Para cada cidade, nós pesquisamos as ocorrências de ruas com o mesmo nome em outras cidades brasileiras.  Ao entrar no trabalho, espectador vê o nome das três cidades onde Eclipses já foi apresentado. Após selecionar uma das cidades, a seleção de ruas feita nessa cidade é apresentada. Escolhendo uma das ruas, o mapa de cada uma das ocorrências dessa rua é exibido, uma ocorrência após a outra.
Em cada um desses mapas, a rua em questão aparece no centro, de modo que temos um alinhamento dos mapas.
Ao final da sequência de mapas, Eclipses gera uma imagem combinando os mapas exibidos através da sobreposição de todas as ocorrências de ruas com o mesmo nome. Essa imagem é criada via programação, em tempo real.

Andrei Thomaz e Marina Camargo

Eclipses é um trabalho de web arte que utiliza mapas do Google Maps para gerar imagens que resultam da combinação dos mesmos. No início, temos o nome das cidades onde o trabalho já foi exibido (Porto Alegre, São Paulo e Recife). Quando uma cidade é selecionada, uma lista com algumas de suas ruas é apresentada. Escolhendo uma das ruas, o mapa de cada uma das ocorrências com esse nome de rua em todas as cidades do país é exibido, um após o outro. Ao final, Eclipses gera uma imagem combinando os mapas exibidos através da sobreposição de todas as ocorrências de ruas com o mesmo nome nas cidades do país.

Registro de Eclipses na exposição A cidade, as ruínas e depois, 2016.

Imagem gerada a partir dos mapas da Rua Helvétia e da Av. Angélica (São Paulo).

Imagens geradas a partir do mapa de Recife (abaixo).