Mikrokosmos

2018

Mikrokosmos é uma vídeo instalação onde a relação entre tempo e espaço é expandida e contraída: contendo o global dentro da escala local de uma cidade, enquanto é expandida para a escala infinita do universo, em representações bidimensionais de espaço e tempo.

O espaço determina o contexto onde as coisas acontecem, influenciando os fatos. Ao mesmo tempo, os fatos podem alterar o espaço onde as coisas acontecem, em uma relação de mútua influência. Do mesmo modo, existe sempre um momento específico quando as coisas acontecem: o tempo é um vetor constante em todas as ações, acontecimentos ou fatos históricos.

Como seria possível visualizar tempo e espaço?

O mapa detalhado de uma cidade mostra o mesmo lugar onde a instalação é exibida, a cidade de Berlim. O tempo é mapeado através das posições das estrelas em 18 mapas do céu referentes aos anos desde o início do século XXI até o momento presente.

A dimensão temporal é apresentada através da escala do universo (posição das estrelas), enquanto o vetor temporal situa a dimensão local da cidade que se habita.

Vídeo instalação (2 canais) / 53:30 minutos / 2018

A instalação foi apresentada na Haus der Kulturen der Welt (Berlim, Alemanha) durante o evento Minor Cosmopolistan Weekend, realizado com o apoio do Minor Cosmopolitan Research Group e Universidade de Potsdam.